Ncrf
Os activos intangíveis podem estar contidos numa substância física tal como um disco compacto (software de computadores), documentação legal (licença ou patente) ou filme, devendo as entidades utilizar o seu juízo de valor em caso de activos que incorporem elementos tangíveis e intangíveis.
Por exemplo, na aquisição conjunta de um computador e sistema operativo e, dado que o computador não pode funcionar sem esse sistema, é relativamente consensual classificar o sistema operativo como um activo tangível.
Se adquirirmos posteriormente software de gestão ou contabilístico, por exemplo, então esse software pode ser colocado no balanço e capitalizado como activo intangível.
Esta norma aplica-se, entre outras coisas, a dispêndios com publicidade, formação, arranque e actividades de pesquisa e desenvolvimento.
Definição de activo intangível
Um activo intangível é um activo não monetário identificável (é separável e resulta de direitos contratuais ou de outros direitos legais), sem substância física.
Outra característica importante remete-nos para o controlo, sendo que uma entidade controla um activo se tiver o poder de obter benefícios económicos futuros (réditos da venda de produtos ou serviços, poupanças de custos ou outros benefícios resultantes do uso do activo pela entidade) que fluam do recurso subjacente e puder restringir o acesso de outros a esses benefícios.
Note-se que, na ausência de um direito legal, é mais difícil provar o controlo.
Um activo intangível (adquirido externamente ou gerado internamente) deve ser reconhecido (ao custo) se, e apenas se: * É provável (usar pressupostos razoáveis) que benefícios futuros que sejam atribuídos ao activo fluam para a empresa; e * O custo do activo possa ser medido com fiabilidade.
Custo de um activo intangível
O custo de um activo intangível