Nc Ii
Classifica-se: como um nervo sensitivo.
Tem como função: transmitir impulsos nervosos para o centro da visão que fica no cérebro mais precisamente no lobo occipital, o qual permite a visualização dos objetos de forma correta.
Origem real: Retina, a qual se define como uma das camadas dos olhos tem como função receber sensações visuais e com a ajuda de várias células (cones e bastonetes), ela transforma a luz que primeiramente em impulsos nervosos que são mandados ate o cérebro através do NERVO OPTICO.
Origem aparente: Quiasma Óptico, local onde ocorre o encontro parcial das fibras do nervo óptico as quais cruzam entre sim em forma de X para levar para o lado contrario da sua origem os impulsos nervosos.
Trajeto: O nervo óptico sai da retina localizada no globo ocular, passa pelo canal óptico, segue cruzando parcialmente suas fibras, ou seja, uma fibra segue na mesma direção e a outra vai para o lado oposto, esse cruzamento denomina-se quiasma óptico, após o nervo segue pelo tracto óptico até o lobo occipital.
Emergência craniana: O nervo óptico passa pelo canal óptico localizado na asa menos do osso esfenóide.
Patologias: são definidas como desordens, edemas ou inflamações do nervo óptico.
Algumas delas são:
* Papiledema: edema no nervo óptico que causa cefaleia e visão dupla.
* Neurite Óptica: inflamação do nervo óptico causa baixa visão e dor a movimentação ocular.
* Neuropatia Óptica Isquêmica: infarto do nervo óptico.
Sintomas: são definidos de acordo com a patologia que o paciente possui e os tratamentos na maioria dos casos são através de Colírios, Injeções Intravenosas e em alguns casos cirurgias a laser.
Acadêmicas: Ariane Müller e Emili Welter
Disciplina: Anatomia II