Nbr normas brasileiras regulamentadoras
(Normas Brasileiras Regulamentadoras)
Introdução
No trabalho a seguir serão mostradas as aplicações da NBR 10647, os tipos de desenhos, se são projetivos ou não projetivos. A técnica que se utiliza para executar, ou seja, se é a mão livre ou computadorizada. Também será falado dos aspectos geométricos, os tipos de materiais a serem utilizados, o grau de elaboração, entre vários outros fatores que são regulamentados pela NBR 106467.
NBR 10647
Objetivo
A norma geral do desenho técnico é a NBR 10647. Seu objetivo é definir a nomenclatura. Ela define os tipos de desenho (projetivos e não projetivos), o grau de elaboração (esboço, croqui, desenho preliminar, desenho definitivo), de pormenorização (desenho de componente, de conjunto, detalhe), o material utilizado (lápis, giz, carvão, etc.) e a técnica de execução à mão livre ou computadorizada).
Quanto ao aspecto geométrico
Desenho projetivo
Desenho resultante de projeções do objeto sobre um ou mais planos que fazem coincidir com o próprio desenho compreendendo:
a) vistas ortográficas:- figuras resultantes de projeções cilíndricas ortogonais do objeto, sobre planos convenientemente escolhidos, de modo a representar, com exatidão, a forma do mesmo com seus detalhes;
b) perspectivas:- figuras resultantes de projeção cilíndrica ou cônica, sobre um único plano, com a finalidade de permitir uma percepção mais fácil da forma do objeto.
Desenho não projetivo
Desenho não subordinado à correspondência, por meio de projeção, entre as figuras que constituem e oque é por ele representado, compreendendo larga variedade de representações gráficas, tais como:
a) diagramas;
b) esquemas;
c) ábacos ou nomogramas;
d) fluxogramas;
e) organogramas;
f) gráficos.
Diagrama
Desenho no qual os valores funcionais são representados em um sistema de coordenadas.
Esquema
Figura que não representa a forma dos objetos, nas suas relações e funções.
Ábaco ou