nbr cont civil
Leis da dialética
Lógica x Dialética
Dialética – Regra: é um conjunto de regras que norteiam uma ação real ou mental;
Lógica – Lei: é o que se baseia em um conjunto de leis, que pressupõem na sua constituição a regularidade.
Lei dos contrários
É o que fundamenta a contradição dialética , em verdade, os opostos se evidenciam na natureza: doce-amargo, claroescuro, frio-quente entre outros.
Lei dos saltos
Era pressuposto do mecanismo clássico que a natureza não dá saltos, mas se desenvolve gradualmente, num processo contínuo, de uma estratificação a outra, onde qualidade gera qualidade. Lei da interação universal
Admite-se a inter-relação de todos os fenômenos ou fatos, para se entender um fato ou fenômeno, exige-se que o mesmo seja considerado dentro do conjunto de todas as circunstância que o envolvem.
Lei do movimento universal
Matéria e energia são uma e mesma coisa, ao deixar de isolar os fatos, e contemplá-los de forma abstrata. Assim como todas as coisas físicas são passíveis de mudanças ou alterações. Lei da superação
O movimento integrado dos opostos em luta gera um acúmulo quantitativo que esboça uma situação ou fenômeno qualitativamente, a nova situação não é destrutiva da anterior, mas usa dela para a complementar e a elevar.
Regras Práticas
Regra é uma indicação de como se deve proceder em determinado processo ou análise, a interpretação da dialética constata bem certos aspectos da história do pensamento, das sociedades, ideia e teorias.
Na análise de um fato o primeiro passo é descobrir as contradições inerentes ao próprio fato.
No movimento, apreender o lugar e o momento, as diferenças e analogias, porque a causa de um fenômeno qualquer é devir do mundo em sua totalidade.
Na interação universal os seres são simultaneamente causa, efeito e fins uns dos outros, determinando-se reciprocamente e as mesmas causas podem conduzir a