NBR 15575 PISOS
A abordagem desta Norma explora conceitos que muitas vezes não são considerados em Normas prescritivas específicas como, por exemplo, a durabilidade dos sistemas, a manutenibilidade da edificação e o conforto tátil e antropodinâmico dos usuários.
Todas as disposições contidas nesta parte da Norma são aplicáveis a edificações habitacionais e a sistemas projetados, construídos, operados e submetidos a intervenções de manutenção que atendam às instruções específicas do respectivo Manual de operação, uso e manutenção.
Portanto esta Norma visa alavancar tecnicamente a qualidade requerida e a oferta de moradias, ao estabelecer regras para avaliação do desempenho de imóveis habitacionais, auxiliando nas aná lises que definem o financiamento de imóveis e possibilitando adequações nos procedimentos de execução, uso e manutenção dos imóveis.
Termos e definições
Para os efeitos deste documento, aplicam-se os termos e definições da ABNT NBR 15575-1 e os seguintes..1
Deformação:
Variação da distância entre pontos de um corpo, com modificação de sua forma e volume primitivos propagação superficial de chamas:
Alastramento da combustão na superfície dos materiais estanqueidade: Propriedade de um elemento (ou de um conjunto de componentes) de impedir a penetração ou passagem de fluidos através de si. A sua determinação está associada a uma pressão -limite de utilização (a que se relaciona com as condições de exposição do elemento ao fluido)
Impermeabilização do sistema de piso:
Conjunto de operações e técnicas construtivas (serviços), composto por uma ou mais camadas que tem por finalidade proteger as construções contra a ação deletéria de fluidos, vapores e da umidade.
Isolamento térmico do sistema de piso:
Conjunto de operações e técnicas construtivas (serviços), composto por uma ou mais camadas que tem por finalidade proteger as construções contra a ação dos efeitos de variações de temperatura.
Isolamento acústico do sistema de piso:
Conjunto de operações