nbr 12211
Acadêmicos do curso de ...
RESUMO
Elemento obrigatório, constituído de uma sequência de frases concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos; não ultrapassando a 250 palavras. Deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões obtidas.
Palavras-Chave: termos escolhidos para indicar o conteúdo do artigo, de três a cinco palavras, separado por ;
1 INTRODUÇÃO
Deve-se expor a finalidade e os objetivos do trabalho de modo que o leitor tenha uma visão geral do tema abordado. De modo geral, a introdução deve apresentar em forma de texto e sem subtítulos: o assunto, o ponto de vista sob o qual o assunto foi abordado, a problemática com o problema de pesquisa em destaque, as perguntas de estudo, os objetivos pretendidos e a justificativa que levou à escolha do tema.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
É uma revisão na literatura existente sobre o tema a ser pesquisado. Este embasamento dá maior segurança ao pesquisador por deixá-lo informado sobre o assunto.
A fundamentação teórica se torna mais completa quando forem utilizadas diversas fontes. A leitura de livros é básica por trazer informações mais aprofundas. Recomenda-se a leitura dos clássicos na área de estudo, bem como, os autores mais recentes (últimos cinco anos). Além de livros, podem ser utilizadas revistas, jornais, consultas eletrônicas, entre outros, desde que tenham a fonte identificada. Na fundamentação teórica, utilizam-se citações diretas e indiretas, sempre de acordo com as normas da ABNT. Todo documento citado e analisado deve constar nas referências ao final do trabalho.
A fundamentação teórica é a parte na qual se busca conhecimento e sustentação teórica para resolver o problema a que se propôs. Deve abranger a área do tema escolhido, e mais especificamente, a do problema a ser resolvido. Apresenta a literatura básica sobre o assunto, resumindo os resultados de estudos feitos por outros autores. A literatura