Nazismo
Tendo que pagar severas reparações de guerra determinadas pelo Tratado de Versalhes, a taaAlemanha enfrentava uma situação muito difícil.
Com o término da Primeira Guerra, Guilherme II, imperador da Alemanha, abdica. Uma nova constituição foi aprovada em 1919, criando a República de Weimar.
O primeiro presidente eleito foi Friedrich Ebert, em meio a uma agitada situação política e grave crise econômica.
Nesta época, a Alemanha teve os maiores índices inflacionários da história, que levaram os operários e a classe média a um empobrecimento crescente. Era necessário levar sacolas de dinheiro para as compras, pois um pão no começo do ano (1923) custava 250 marcos, chegando alguns meses depois a 200 bilhões de marcos.
O governo da República de Weimar não conseguia estabilizar a economia e sofreu diversas tentativas de golpe. O Partido Nazista tenta chegar ao poder em 1923 em um golpe fracassado. Seu líder, Adolf Hitler, é condenado a cinco anos de prisão, mas foi libertado depois de um ano. Na prisão, escreveu o livro Mein Kampf (Minha Luta), que seria o manual básico dos nazistas.
Nazi era a sigla do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães.
ALGUMAS IDÉIAS DEFENDIDAS POR HITLER:
- manutenção da pureza na raça alemã (ariana).
- combate à influência dos judeus, considerada nefasta.
- reunir a Alemanha em um Reich (império).
- expandir os domínios territoriais.
Aproveitando o agravamento dos problemas econômicos com a crise de 1929, o Partido Nazista chega ao poder em 1933. Hitler é nomeado primeiro-ministro (Chanceler). Setores da burguesia, temendo um possível levante comunista, apóiam o Partido Nazista.
Os comunistas são acusados pelo grande incêndio ocorrido no Reichstag (Parlamento). Em represália, o Partido Comunista é colocado fora da lei.
Hitler persegue seus opositores com Tropas de Choque (SA), Tropas de Assalto (SS), Polícia Política (Gestapo) e estabelece censura à imprensa. Com a morte do presidente Hindenburg em