Nazismo
DISCIPLINA DE HISTÓRIA, SOCIOLOGIA E FILOSOFIA
TÍTULO: NAZISMO
BRUNA MURATA DE SOUZA
KAMISATO-MACHI, 14 DE SETEMBRO DE 2012
INSTITUTO EDUCACIONAL T.S RECREAÇÃO
DISCIPLINA DE HISTÓRIA, SOCIOLOGIA E FILOSOFIA
TÍTULO: NAZISMO
BRUNA MURATA DE SOUZA
KAMISATO-MACHI, 14 DE SETEMBRO DE 2012
ÍNDICE
Introdução 4 Contexto Histórico 5 Curiosidades sobre Adolf Hitler 7 Formação do Partido Nazista 8 Aspectos Positivos do Partido Nazista 9 Aspectos Negativos do Partido Nazista 11 Campos de Concentração 12 Consequência do Holocausto 14 Movimentos Neonazistas 15 Neonazismo 16 Conclusão 17 Sugestões Bibliográficas 18 Sugestões Filmegráficas 19 Notas Bibliográficas 20
INTRODUÇÃO
Conhecido oficialmente na Alemanha como nacional-socialismo, era a ideologia praticada pelo Partido Nazista da Alemanha, formulada por Adolf Hitler e adotada pelo governo alemão de 1933 a 1945.
Consistia assim em um movimento que defendia a superioridade da raça ariana, eliminando outros povos considerados biologicamente inferiores.
CONTEXTO HISTÓRICO
Com o fim da Primeira Guerra, em 1918, a Alemanha, derrotada, encontrava-se em uma profunda crise. Para sair da guerra e manter o que restou de seu exército, assinou um acordo de paz chamado “Tratado de Versalhes”. Esse tratado, além de responsabilizar a Alemanha pela Primeira Guerra, proibia o país de fabricar armas, tanques e aviões; obrigava a devolução de territórios conquistados e a redução do exército alemão, além de exigir o pagamento de uma indenização aos países vitoriosos, pelos danos de guerra. Essas imposições criaram na Alemanha um clima de revanchismo.
No final da guerra, o regime monárquico do Kaiser (imperador) caiu, dando início à “República de Weimar”. Em 1917, a Rússia, comandada pelo socialista Lênin, instaurou uma nova forma de governo democrático: o comunismo. Os países que baseavam suas economias no capitalismo e na exploração do