nazismo e racismo
O racismo ao longo dos séculos, foi uma ideologia informe e sem grande impacto polÃtico. No século XIX, o racismo foi fortalecido pelo mito do arianismo. Adquirindo uma poderosa dimensão polÃtico social.
No século XX, o racismo tornou-se após a Primeira Guerra Mundial _ 1914/1918, um fenômeno essencialmente polÃtico. São três as razões do racismo contemporâneo:
* O estudo cientifico das raças;
* A exaltação do nacionalismo;
* O misticismo imperialista.
O nacionalismo e o imperialismo contribuÃram para a difusão dos ideais racistas. Inúmeros foram os teóricos que formularam as bases intelectuais do racismo: • Johann gottlieb Fichte _ para o pensador germânico, somente o povo alemão, graças a uma identidade “ sangue, solo e lÃngua†teria condições de pensar. • Josef Auguste Gobineau _ formulou a teoria do arianismo, ou seja, a superioridade do loiro caucasiano.
Todos os apologistas do racismo apropriando-se indevidamente da “ Teoria da Seleção Natural†de Darwin, justificaram suas idéias a partir do conceito da “ Supremacia da raça mais apta.â€
Os etnólogos do século XIX propuseram que todos os povos europeus de raça branca eram descendentes do antigo povo ariano. Diversas correntes européias, de caráter nacionalista e colonialista da época abraçaram essa idéia, mas nenhuma outra com a ênfase e alcance emprestado pelo Partido Nazista da Alemanha. Estes aliaram ao conceito de raça ariana o de sua suposta superioridade, procurando deste modo justificar seus postulados racistas e militaristas. O mito da