Natureza e Cultura
Algo é natural desde que exista e se manifeste por uma necessidade independente da ação e intenção humana, assim como a gravidade rege corpos e objetos no solo.
O termo cultura é expresso como o conjunto de conhecimentos que pode ser formado ou adquirido. Também é expressa como habilitação de preparo a alguém. Em esfera coletiva, cultura qualifica um grupo de pessoas ou nação. As qualificações culturais distinguem grupos. É contraditório afirmar que o popular é inculto, se ao mesmo tempo há uma cultura popular que expressa símbolos e sabedoria originada e destinada ao povo.
As relações entre natureza e cultura compõem uma questão que, há muitos séculos, desafia as reflexões filosóficas e as pesquisas antropológicas. Dos antigos gregos aos estudiosos contemporâneos, são incontáveis os prismas sob os quais o problema é examinado.
Natureza Humana
A natureza humana é um conjunto de características descritas pela filosofia, incluindo formas de agir e pensar, que todos os seres humanos têm em comum. Vários são os ramos da ciência que estudam a natureza humana, incluindo sociologia, psicologia, dentre outros. Filósofos e teólogos também fazem pesquisa sobre o assunto.
De acordo com o conceito aceito pela ciência moderna, natureza humana é a arte do comportamento humano que se acredita que seja normal e/ou invariável através de longos períodos de tempo e de contextos culturais dos mais variados. Entretanto, esse entendimento é equivocado, dado que a ciência não crê em natureza humana, pois tem essa um caráter metafísico.
Se a natureza humana é responsável pela existência da capacidade de chorar, pensar, sentir e sorrir no ser humano, dizer que o homem não pode chorar é uma contradição a própria necessidade humana. O ser humano no é construído a partir de sua natureza e sim a partir de comportamentos, identidades, modos e expressões formadas dentro de sua cultura e história político-econômica