naturalismo
O Naturalismo foi um movimento cultural relacionado às artes plásticas, literatura e teatro, surgido na França, em 1870, com a publicação da obra “Germinal” de Émile Zola. O livro fala das péssimas condições de vida dos trabalhadores das minas de carvão na França do século XIX.
O naturalismo é uma ramificação do Realismo e uma das suas principais características é a retratação da sociedade de uma forma bem objetiva. Essa nova escola literária baseava-se na observação fiel da realidade e na experiência, mostrando que o indivíduo é determinado pelo ambiente e pela hereditariedade. Esboçou o que podemos declarar como os primeiros passos do pensamento Teórico evolucionista.
Os naturalistas abordam a existência humana de forma materialista. O homem é encarado como produto biológico passando a agir de acordo com seus instintos, chegando a ser comparado com os animais (zoomorfização). Aqui no Brasil, por exemplo, os escritores naturalistas ocuparam-se, principalmente, com os temas mais obscuros da alma humana (patológicos) e, por causa disso, outros fatos importantes da nossa história como a Abolição da Escravatura e a República foram deixados de lado.
Segundo o Naturalismo, o homem é desprovido do livre-arbítrio, ou seja, o homem é uma máquina guiada por vários fatores: leis físicas e químicas, hereditariedade e meio social, além de estar sempre à mercê de forças que nem sempre consegue controlar. Para os naturalistas, o homem é um brinquedo nas mãos do destino e deve ser estudado cientificamente.
Principais Características do Naturalismo
- O mundo pode ser explicado através das forças da natureza;...........................
- O ser humano está condicionado às suas características biológicas (hereditariedade) e ao meio social em que vive;...................................................
- Forte influência do evolucionismo de Charles Darwin;.....................................
- A realidade é mostrada através de uma forma científica