Natura
FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: (EON) ECONOMIA E NEGÓCIOS
PROFESSOR: PAULO BORDALHO
Cuiabá/MT
Maio/2011
INTRODUÇÃO
A Natura é uma empresa bem sucedida de cosméticos, com uma vasta linha com cerca de 400 produtos. Atuando através da venda direta ao consumidor, a empresa renova essa linha com grande rapidez. Para isso mantém de 30 a 50 projetos de novos produtos simultâneos, tipicamente envolvendo de 5 a 10 pessoas em cada um. Administrar essa carteira de projetos, cada um em estágio diferente, exigiu da empresa ultrapassar a metodologia de execução de projetos existente, criar uma vice-presidência de inovação e formalizar um processo de inovação. Com isso, a empresa busca garantir a aplicação da tecnologia a conceitos de produtos bem formulados, com clara referência no seu mercado consumidor.
A Natura é a maior empresa do seu ramo no Brasil e América do Sul. A empresa tem filiais no Chile, Peru, Argentina e Paraguai, estando em fase final o surgimento da filial do México. A empresa fatura cerca de U$ 1 bilhão por ano, conta com pouco menos de 3000 colaboradores e comercializa seus produtos através da venda direta ao consumidor. A venda direta é um elemento central e parte da definição do negócio da empresa. A extensa rede de vendas compõe-se de cerca de 2.500,00 consultoras da Natura. Para atendê-la a empresa conta com uma central de atendimento telefônico – o Centro de Atendimento Natura – que processa algo na ordem de 2000 pedidos por dia.
O negócio também se define por sua posição na cadeia de produção (Porter, 1989).
A Natura não produz princípios ativos. Ela mistura, coloca em vetores adequados, envasa e comercializa cosméticos.
A Natura é o maior centro de pesquisa e desenvolvimento de cosméticos do Brasil. Um intercâmbio sistemático com outros centros de excelência em todo o mundo mantém os seus pesquisadores em contato permanente com os principais avanços nas áreas