nathan
Frederick W. Taylor
1 PALAVRAS DO PRESIDENTE TEODORO ROOSEVELT SOBRE EFICIÊNCIA NACIONAL
O Presidente Roosevelt1, dirigindo-se aos governadores na Casa Branca, observou profeticamente que “a conservação de nossos recursos naturais é apenas fase preliminar do problema mais amplo da eficiência nacional”.
Todos reconheceram logo a importância de conservar as nossas riquezas materiais, iniciando-se grande movimento que vai sendo eficaz na realização desse objetivo2. Até agora, entretanto, temos apreciado, vagamente apenas, “o problema mais amplo de aumentar a eficiência nacional”.
1. Teodoro Roosevelt, presidente dos EUA de 1901-1908. Antes fora conselheiro do Serviço civil e colaborara na civil Service Law que reorganizou os serviços públicos federais. Tomou, durante o governo, medidas de grande alcance para preservação das riquezas naturais, combate aos trustes, organização e valorização do trabalho. (Nota do tradutor.) 2. O governo de T. Roosevelt, pelo Reclamation Act (1902), pelos estudos da Public Lands Commission (1908), mas sobretudo pelas iniciativas que deram execução à Lei sobre as Reservas Florestais, votada pelo Congresso em 1891, realizou amplo programa de preservação das florestas contra as derrubadas e incêndios, de irrigação das zonas áridas e de aproveitamento das quedas d’água, de modo que justifica a referência. As obras seguiram-se além de seu governo; a represa Rooeevelt, por exemplo, no Arizona, para fertilizar as terras vizinhas, foi inaugurada em 1911.
2 FORMAS DE DESPERDÍCIO
Observamos o devastamento de nossas florestas, o desperdício de nossas forças hidráulicas, a erosão de nosso solo, arrastado para o mar pelas enxurradas e o próximo esgotamento de nossas jazidas de carvão e ferro. Mas, por menos visíveis e menos tangíveis, estimamos superficialmente os maiores desgastes que ocorrem todos os dias, em função do esforço humano e decorrente de nossos atos errôneos, mal dirigidos ou