NATH
CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Análise do filme “Tempos Modernos”
São Paulo
2013
DISCIPLINA: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
ATIVIDADE: ANALISE DO FILME “TEMPOS MODERNOS”
Modern Times (br/pt: Tempos Modernos) é um filme de 1936 do cineasta britânicoCharles Chaplin, em que o seu famoso personagem "O Vagabundo" (The Tramp) tenta sobreviver em meio ao mundo moderno e industrializado. É considerado uma forte crítica ao capitalismo, militarismo, liberalismo, conservadorismo, stalinismo, fascismo, nazismo e imperialismo, bem como uma crítica aos maus tratos que os empregados passaram a receber depois da Revolução Industrial.
Nesse filme Chaplin quis passar uma mensagem social. Cada cena é trabalhada para que a mensagem chegue verdadeiramente tal qual seja. E nada parece escapar: máquina tomando o lugar dos homens, as facilidades que levam a criminalidade, a escravidão. O amor também surge, mas surge quase paternal: o de um vagabundo por uma menina de rua.
Tempos Modernos é ao mesmo tempo comédia, mesmo tempo drama, romance e ficção (ao menos à época que foi feito), por visto que na época do filme tais recursos que aparecem no filme ainda não existiam.
Após assistir ao filme, responda individualmente as questões abaixo:
1. Como era o trabalho dos empregados? (organização do trabalho, principais elementos do processo de trabalho)
R: Organização: nas fabricas a divisão era feita através de setores com a supervisão dos encarregados. Os principais elementos eram os operários e o maquinário.
2. Os empregados eram especializados? (considerar a execução do trabalho)
R: Não. A oferta de trabalho não necessitava de especialização, pois os trabalhos eram realizados de forma braçal.
3. Como eram as condições de trabalho? (considerar ritmo, intensidade, volume, segurança, higiene, etc)
R: Os operários eram visivelmente tratados apenas como parte da máquina, ou seja, sujeitos a