Natação e hidroginastica
Segundo, LAMARE e COSLOVSKY 2005, a natação e a hidroginástica são os melhores esportes durante a gestação, desde que sejam tomados certos cuidados e não haja proibição médica, pois esses exercícios não sofrem impactos como a corrida e o vôlei, além disso, a água permite um exercício continuado e relaxante, melhorando a oxigenação, alongando a coluna e os membros e ajuda a diminuir o stress e ansiedade. Os exercícios sugeridos deverão ser feitos de acordo com a capacidade e condições físicas e habilidade de cada aluna, a duração dos exercícios não deve ultrapassar uma hora, o tempo de exercício recomendado e de vinte a quarenta minutos. Entretanto, a natação só deve ser praticada pelas gravidas que estão habituadas.
A natação ajuda a prevenir celulite e flacidez dos músculos e ainda exercita a respiração diafragmática, que é muito útil na hora do parto para auxiliar na expulsão do bebê. Os mergulhos devem ser evitados ao impacto sobre o ventre, quando a gestante for ao mar não deve furar ondas. Também não convém que a gestante fique muito tempo com os trajes de banho úmidos, pois há perigo de infecção na vagina por fungos (mofos ou bactérias). A gestante deve ficar atenta porque o cloro resseca o cabelo e a pele, por isso após o banho, a mesma, deve utilizar hidrante para pele e o cabelo, o mais recomendado é o creme ou óleo de amêndoas doces.
Na natação os movimentos devem ser lentos. O estilo mais aconselhado é o nado de peito, que auxilia o fortalecimento dos músculos da coluna vertical e do abdômen ajudando a postura conveniente, o nado borboleta não esta indicado, pois exige um grande esforço, flutuar é bom e calmante. Exercícios e Alongamentos
De acordo, com KATZ 1999, a autora apresenta exercícios eficientes para exercitar durante a gravidez, ajudando as gestantes na hora do parto.
Alongamento sobre a cabeça
Benefícios: inicia o alongamento dos músculos, preparando os para a série.
Equipamento: uma toalha
Posição inicial: as