Nataçao na 3 idade
Natação na terceira idade
Atividades nas academias
Algumas academias de ginástica oferecem atividades físicas para o grupo específico dos idosos, adequando os exercícios e o tratamento individualizado exigido, especialmente para esta faixa etária. As pessoas da terceira idade têm algumas dificuldades físicas, mas têm também seus hábitos e seus assuntos em comum, afirma Adriana Cristina Ramos, professora de Educação Física. O profissional tem que saber os limites dessas pessoas e adequar as aulas às capacidades físicas do grupo e também a linguagem e o tratamento que eles requerem. Segundo Adriana, para incentivar essas pessoas a participarem das atividades, ela lança mão de muito afeto, carinho, atividades lúdicas e festas.
As atividades mais recomendadas por médicos para essa faixa etária são os exercícios na água: a hidroginástica e a natação. A hidroginástica é o exercício ideal para as pessoas que possuem problemas ósseos, como osteoporose e artrose, porque na água são reduzidos os efeitos da gravidade sobre as estruturas ósseas e articulares, diminuindo os desgastes e o impacto, o que pode ocasionar fraturas. Outros exercícios com carga, como a musculação, também são procurados como prevenção às doenças, além de fortalecer a musculatura e reduzir a perda de massa óssea, analisa Vera Toledo de Camargo, profissional de Educação Física e doutora em Comunicação Social e especializada em Jornalismo Esportivo.
Durante o processo do envelhecimento temos alterações fisiológicas e em nossas capacidades físicas:
- Redução da força.
- Redução do volume muscular.
- Aumento do tecido não contrátil (gordura e tecido conectivo) no músculo.
- Redução na área de secção transversa do músculo esquelético, tem início aos 25 anos e se torna mais pronunciada a partir da 5 década de vida.
- As fibras tipo II, com o envelhecimento, reduzem em tamanho enquanto que as fibras do tipo I permanecem praticamente inalteradas.
- A redução da