Nasf nas escolas
NÚCLEO DE APOIO A SAÚDE DA FAMÍLIA – NASF
PROJETO: BRINCAR E APRENDER
NASF NAS ESCOLAS
Limoeiro de Anadia - Al
Maio/2011
PROJETO: BRINCAR E APRENDER
NASF NAS ESCOLAS
Justificativa:
Brincar é uma linguagem inerente a infância e ao ser humano, pois a brincadeira faz parte do cotidiano das crianças em qualquer contexto histórico e cultural. É por meio do brincar que a criança experimenta, organiza-se, regula-se, construindo normas para si e para o outro;criando e recriando o mundo que a cerca, para assim, interagir e compreender melhor a si e ao outro.
Brincando as crianças aprendem a controlar seu próprio corpo, a perceber e dominar o espaço a sua volta, percebendo, portanto suas capacidades e limites, expressando sentimentos e pensamentos, ou seja, a brincadeira promove para a criança o mundo do tamanho de sua compreensão.
Em nossa sociedade o brincar, cede espaço para atividades supostamente mais produtivas. As brincadeiras de faz-de-conta, os brinquedos cantados, os jogos, oportunizam a ampliação dos conhecimentos infantis.
Por meio de atividades lúdicas a criança realiza uma aprendizagem significativa, já que na infância as necessidades lúdicas e afetivas têm a mesma importância que suas necessidades físicas. Apostamos assim, em um aprendizado pautado no prazer de brincar e descobrir.
Objetivo geral:
Resgatar o espaço lúdico no contexto social e educacional, facilitando o processo de ensino aprendizagem de modo que seja garantido o direito das crianças a brincar,expressando emoções, sentimentos, desejos e necessidades.
Objetivos específicos:
*Participar de brincadeiras que envolvam os movimentos de estabilização, locomoção e equilíbrio, para que desenvolvam gradualmente o controle sobre o corpo e o movimento;
*Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se