Nasf- núcleo de apoio a saúde da familia
Trabalho elaborado para o programa de graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, à disciplina de Psicologia e Políticas Públicas.
Belo Horizonte
2013
INTRODUÇÃO
Este Trabalho teve como objetivo apresentar em que consiste a política do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) em quais leis são baseadas, o histórico, as diretrizes, além de saber como o NASF trabalha a questão da cidadania de uma forma geral. Para tanto foi realizada em um primeiro momento uma pesquisa teórica a partir de um levantamento de textos e no segundo momento a prática investigativa onde foi realizada uma entrevista com a equipe do NASF Norte do centro de saúde Tupi em Belo Horizonte. Por fim, foi realizada uma articulação sobre a teoria e pratica dos resultados, além de uma analise critica realizada pelo grupo de alunos.
TRABALHO TEÓRICO
O Núcleo de Apoio a Saúde da família, NASF, está inserido no programa de Atenção Primária a Saúde. A saúde da família caracteriza-se como a porta de entrada prioritária de um sistema hierarquizado. O NASF é um serviço estratégico criado pelo o Ministério da Saúde em 2008. É constituído por equipes multidisciplinar que atuam em conjunto com os profissionais das Equipes Saúde da Família.
O NASF foi constituído com a portaria GM número 154, de 24 de janeiro de 2008, republicada em 04 de março de 2008. Que cita em seu primeiro artigo Criar os Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF com o objetivo de ampliar abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade, apoiando a inserção da estratégia de Saúde da Família na rede de serviços e o processo de territorialização e regionalização a partir da atenção básica.
A inclusão do serviço social nos