memorial de estágio I
NÚCLEO DE APOIO Á SAÚDE DA FAMÍLIA – NASF
Mariana Cardoso Rodrigues
Kamilla Santos Cedraz
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Serviço Social (SES0035) – Estágio I dd/mm/aa INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo apresentar a primeira etapa do Estágio Supervisionado I, realizado no Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF que se encontra instalado na Unidade de Saúde da Família Manoel Galdino Filho, localizada no Conjunto Filadelfo Neves, s/n, município de Anguera, supervisionado pela Assistente Social Evaneide Carmo Lima.
Durante a observação no NASF foi percebido que o número de crianças e adolescentes que, fazem uso de drogas no município de Anguera é preocupante. Diante disto surgiu a necessidade de trabalhar com o tema “O trabalho do Assistente Social na prevenção ao uso de Drogas junto aos pais e adolescentes do Centro Educacional Professor Áureo de Oliveira Filho (CEPAOF)” com a 5ª séries do Ensino Fundamental II dos turnos matutino e vespertino, visando conscientizar pais e alunos sobre os malefícios causados pelo uso das drogas.
Atualmente convivemos com o problema do uso de drogas principalmente por adolescentes e a escola se encontra em situação de acesso a esse público, o que a torna um ambiente favorável para combater o uso de drogas através da ação preventiva. (SANTOS; OLIVEIRA ; KAUARK; MANHÃES, 2011). Segundo Silva, (et al 2008), a prevenção é a melhor forma de lidar com essa questão, assim, a escola vem sendo apontada como local primordial para o início dessas atividades
Sendo assim o objetivo deste trabalho é traçar ações que visam à prevenção e promoção a saúde dos adolescentes sobre o uso de drogas no contexto escolar. A metodologia utilizada foi á pesquisa bibliográfica, observação e levantamento de demandas. Na construção do projeto foi possível perceber que a teoria e a pratica caminham juntas, pois, uma depende da outra.
1