Nasf - desafios
“DESAFIOS DA APS E O PAPEL DO NASF NASF”
BRASILIA
Novembro, 2010
APS – Saúde da Família
Caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a , q g promoção e a proteção de saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, a reabilitação e a manutenção g , g , ç ç da saúde; Estas ações são desenvolvidas por uma equipe de trabalho multidisciplinar atuando em um território multidisciplinar, geograficamente definido com uma população pertencente a este território território.
ATRIBUTOS DA APS/SF
Porta de Entrada ao sistema de saúde: Acesso prioritário; saúde: Acompanhamento Longitudinal:
Acompanhar a pessoa, a família e a comunidade ao longo do tempo p p , g p produzindo vínculo e com maior conhecimento sobre os problemas dos usuários e da comunidade.
Integralidade:
- A organização do sistema de forma a garantir o acesso às redes e i ã d i d f i à d com comunicação entre os serviços. - As práticas de saúde organizadas a partir da integração das ações de promoção, prevenção, reabilitação e cura; - Abordagem integral do indivíduo; g g ;
Coordenação do Cuidado: responsabilização da equipe pelo usuário na rede assistencial. Dentro do estabelecimento de APS e com outros especialidades;
Estratégia de Saúde da Família
É a forma brasileira de organizar a atenção primária à saúde no SUS O objeto de atenção se desloca do j ç indivíduo para a família, entendida a partir do território/ ambiente em que vive.
Processo d Trabalho das P de T b lh d equipes de Saúde da Família
Processo de Trabalho das Equipes S/S APS/SF
Definição do Território d At ã D fi i ã d T itó i de Atuação; Demanda Espontânea e Programada; Desenvolvimento de Ações Educativas(em todos os espaços de atuação); Desenvolvimento de ações focalizadas sobre os G D l i d õ f li d b Grupos de Risco do Território.