Atençao a sasude
1605 palavras
7 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINACENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS
CIF 5309 ATENÇÃO À SAÚDE I
Anelise da Silveira
Crislaine Góes Ferreira Isabel Cardoso de Carvalho
Marina Vaz Miranda
PROJETO NASF EM MOVIMENTO
Florianópolis 2013
ANELISE DA SILVEIRA
CRISLAINE GÓES FERREIRA
ISABEL CARDOSO DE CARVALHO
MARINA VAZ MIRANDA
PROJETO NASF EM MOVIMENTO
Trabalho apresentado no Curso de Farmácia da Universidade Federal de Santa Catarina como requisito para a conclusão da Disciplina CIF 5309 – Atenção à Saúde I.
Orientador: Profa. Dra. Rosana Isabel dos Santos
Florianópolis 2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Segundo a Organização Mundial de saúde (OMS, 2013), saúde é o estado de bem-estar físico, psíquico e social dos indivíduos. Dependendo da época, do lugar, da classe social e da cultura, outras concepções podem ser adotadas (SCLIAR, 2007). Atualmente, considera-se a saúde em um sentido amplo, o qual tem por base os determinantes sociais e, por isso, o processo de atenção à saúde deverá considerá-los, atendendo não somente o indivíduo, mas também as coletividades (SANTOS, 2013). Neste sentido, poderá integrar múltiplas ações.
Os determinantes sociais apresentam relação com os estilos de vida adotados pelos indivíduos ou populações. Exemplo disso é o estilo de vida sedentário consequente das condições impostas pela vida moderna.
A inatividade física pode causar doenças como hipertensão, diabetes, cardiopatia, depressão, obesidade e alguns tipos de câncer, para prevenir e tratá-las, a atividade física é essencial e deve ser acompanhada por um profissional habilitado, deve-se fazer uma avaliação física sobre o estado de saúde em que o indivíduo se encontra (POWERS, 2009).
Pesquisadores