PROJETO DO NASF
CURSO DE PSICOLOGIA
THAÍS FARIAS DE OLIVEIRA
MARANNA FERNANDES OLIVEIRA
KELLEN FARIAS FONSECA BEDA
DENISE BRUNA REGO DE AZEVEDO
TERESINHA DE JESUS COSTA SILVA CASTRO
SAÚDE MENTAL NO NASF
GUANAMBI
2011
THAÍS FARIAS DE OLIVEIRA
MARANNA FERNANDES OLIVEIRA
KELLEN FARIAS FONSECA BEDA
DENISE BRUNA REGO DE AZEVEDO
TERESINHA DE JESUS COSTA SILVA CASTRO
SAÚDE MENTAL NO NASF
Projeto apresentado como pré-requisito para a disciplina de Saúde Pública do curso de Psicologia da Faculdade Guanambi, como avaliação parcial para a segunda unidade do segundo semestre, sob a orientação da docente Camilla O. Costa.
GUANAMBI
2011
Andar e pensar um pouco, que só sei pensar andando.
Três passos, e minhas pernas já estão pensando.
Aonde vão dar estes passos?
Acima, abaixo?
Além? Ou acaso se desfazem ao mínimo vento sem deixar nenhum traço?
(Paulo Leminski)
JUSTIFICATIVA
“Aqueles que não conseguem se lembrar do passado estão condenados a repeti-lo”.
Santayana
É importante salientarmos a Reforma Psiquiátrica Brasileira como avanço na esfera política e social do Brasil, composta por atores, instituições e forças de diferentes origens e que incide em todo território nacional nos governos federal, estadual e municipal, nos serviços de saúde, nos conselhos profissionais, nas associações com pessoas com transtornos mentais e de seus familiares, nos movimentos sociais e nos territórios do imaginário social e da opinião pública. Englobando um conjunto de transformações de práticas, saberes, valores culturais e sociais, atuando nas instituições, serviços e relações interpessoais, avançando por meio de impasses, tensões, conflitos e desafios.
Em 1978 surge o MTSM (Movimento dos Trabalhadores em Saúde Mental), que ressaltou as falhas do modelo hospitalocêntrico baseado no saber psiquiátrico chamando atenção para a violência dos manicômios, a mercantilização da loucura e os tipos de