Nas trincheiras da primeira guerra
Segundo o Dicionário Aurélio Online a trincheira é uma fissura aberta no solo no sentido longitudinal/ Fosso que permite, durante o combate, a movimentação da tropa e o tiro a coberto do inimigo. Mas o significado delas vai muito além de sua definição, foram nelas que as decisões foram tomadas, os conflitos travados e até mesmo, livros escritos.
As trincheiras foram resultado do desenvolvimento das armas de fogo, que agora eram mais potentes e muito mais rápidas, sendo assim, um homem, uma metralhadora e muitas balas poderiam destruir um exército inteiro. A solução para isso foi ir para de baixo da terra, as pás e tornaram tão importantes quanto os fuzis.
Com essa nova tática a guerra passou por um período de baixa nas matanças. A batalha mais famosa foi a Guerra de Trincheiras que durou de 1915 a 1918 e recebeu esse nome pelo fato de que os ambos os lados de utilizavam dessa nova técnica, para se ter uma ideia da extensão dessas trincheiras, elas cobriam uma área que ia do Mar do Norte até a fronteira Suíça. Eram feitas e ziguezague para que se uma granada caísse dentro das grandes valas não fizessem grande estrago.
A vida nas trincheiras
As trincheiras eram abertas por força braçal e tinham na sua maioria 2,3 metros de profundidade e 2 metros de larguras, a frente e atrás existiam largas fileiras de sacos de areia que absorviam o impacto das balas de fuzis que na época, penetravam cerca de 40 centímetros e ainda havia um degrau de tiro de 0,5 metros acima do chão, ou seja, não era um lugar muito confortável de se passar o tempo.
Na zona de guerra, no geral estava a menos de um metro acima do nível do mar, frequentemente, quando os soldados começavam a cavar encontravam água que inundava e enlameavam a.s trincheiras, para evitar esse barro todo eram colocadas algumas pranchas de madeira a alguns centímetros do solo. Obviamente não havia rede de esgoto e os banheiros eram buracos no chão com cerca de 1,5 m de