Guerra das trincheiras
Prof: Luís Costa
O que foram as trincheiras?
Guerra de trincheiras foi uma guerra ocorrida na segunda fase (1915-1917) da Primeira Guerra Mundial. Recebeu esse nome pois os exércitos se protegiam em extensas linhas de trincheiras que eles mesmo cavavam. Foi também a fase mais mortífera da guerra. Essa guerra tinha como armas: minas, redes de arame, metralhadoras, canhões e gás tóxico.
As trincheiras foram a segunda parte da 1º guerra mundial, os exércitos escavavam extensas covas , as trincheiras, e ali se punham combatendo contra a trincheira inimiga.
A terra de ninguém
O termo "terra de ninguém" indicava o espaço entre as trincheiras das duas forças beligerantes, Esse território não pertencia a nenhum dos lados, era um lugar neutro no campo de batalha
A terra de ninguém era uma área muito perigosa porque não fornecia nenhuma cobertura que as trincheiras proporcionavam. No entanto, soldados eram forçados a se aventurar nela quando avançavam, e os responsáveis pela evacuação de feridos precisavam-na atravessar para transportar os soldados para tratamento.
O inferno da terra de ninguém permaneceu impenetrável até perto do fim da I Guerra Mundial, quando tanques de guerra foram capazes de atravessar a área com pouca oposição e avançar diretamente sobre as trincheiras inimigas.
Armamento utilizado na guerra
BAIONETA
LANÇA-CHAMAS
MORTEIROS
GRANADAS
RIFLES
METRALHADORAS
ARMAS QUIMICAS
O uso esporádico de armas químicas precede a Primeira Guerra Mundial. No entanto, foi nesse conflito que seu emprego ganhou notoriedade, graças à quantidade e amplitude com que foram utilizadas. Os primeiros a usarem granadas de gás não letal foram os franceses, no início do conflito, para conter uma ofensiva alemã. Mas foram os germânicos os primeiros a empregarem armas químicas em larga escala, e por isso são comumente