Nas décadas do século xx eram realizadas manifestações sociais
No fim do século xx entrou o movimento neoliberalista que mudou a maneira de pensar. E isso representou minimização das responsabilidades do estado com uma instituição de promoção do bem – estar social como direito a serviços públicos gratuitos. Os movimentos sociais enfraquecidos e as ONGs fortalecidas na centralização da cena politica, contribuíram bastante com o estado e as populações mais pobres.
Já no século XXI novas lutas sociais eclodiram em quase todos os países latinos americanos que instabilizaram e/ou quase derrubaram o governo, pressionando os países a assinar o chamado acordo bi-lateral o tratado de livre comercio (TLC). Esses movimentos utaram pelo resgate da cidadania, considerando que o pouco que foi conquistado encontra-se ameaçado e ainda parte da população fica excluída de participa da comunidade politica, então, os movimentos sociais podem ser um instrumento de libertação politica já que nem todos os cidadãos participam de seus direito.
ONG é organização que não representa um determinado grupo social ou uma categoria de trabalhadores, mas tem a função de desenvolver projetos sociais visando com que as comunidades se tornem auto-sustentáveis; ela depende de agentes financeiros como governos, empresas e etc, para financiar seus projetos.
Foi utilizado na década de 1940 para designar entidades executoras de projetos humanitários ou de interesses públicos, mas somente no final da década de 1980 se expandiu. As ONGs reivindicaram os direitos do povo mais sem pressões porquê seu financiado é o próprio governo. Na década de 1990 as ONGs tem um novo perfil, pelas novas relações com o estado; pela crise nas fontes tradicionais de financiamento oriundo da cooperação internacional, pelos novos parâmetros de relações com os movimentos sociais.
As ONGs se classificam em progressista e conservadora.