Percpetivas histórica do anarquismo no Brasil

743 palavras 3 páginas
A EXPERIÊNCIA ANARQUISTA NO BRASIL. ALGUNS REFLEXOS DAS GREVES DE 1900
A 1930
No Brasil, no final do século XIX e nas duas primeiras décadas do século XX, os anarquistas tiveram presença marcante nas relações sociais, mormente nos conflitos envolvendo as relações entre patrões e empregados. Sua presença no movimento sindical que entre nós ficou conhecido como anarcossindicalismo, foi essencial para organização dos trabalhadores brasileiros e imigrantes, e constituiu um importante marco histórico na luta de classes no Brasil. Um destes momentos está relacionado com as greves realizadas entre 1900 e
1930, e seus efeitos na legislação trabalhista.
As três décadas do início do século XX, em especial as duas primeiras, foram de diversas movimentações sociais em busca da alteração do modelo de Estado Nacional. Tal movimentação envolveu a oligarquia rural, os representantes da nascente indústria, e algumas categorias de trabalhadores mais organizados.
Naquele momento histórico de transformação do Estado brasileiro, especialmente do modelo de organização econômica, os anarquistas brasileiros influenciaram a relação entre o capital e o trabalho e sua ação foi objeto de reação do Estado brasileiro, chegando até, em algumas situações, afetar as relações entre este e outros Estados.
Pouco se faz para relacionar os avanços sociais obtidos através daquele movimento e os direitos trabalhistas atuais,especialmente os direitos hoje constitucionalizados mesmo o movimento anarquista tendo tamanha influência e substancial participação na conquista destes direitos.
Muito do registro histórico relativo a estes direitos passa ao largo das suas origens nas relações conflituosas que ocorreram entre o capital e o trabalho nas primeiras décadas do século XX e, nas quais, a participação dos anarquistas foi essencial.Quase sempre, buscam seus fundamentos apenas na Consolidação das Leis do Trabalho e no Estado Novo de Vargas.
É criada assim uma análise distorcida de

Relacionados

  • Forma O Da Classe Operaria
    905 palavras | 4 páginas