Nas asas da leitura
Os resultados do questionário demonstram o desvio no ensino de produção textual, já que em um determinada pergunta do questionário ela se contradiz. Embora acreditamos que está realidade seja de possíveis mudanças, por meio de metodologia diferentes no ensino de produção textual.
A escrita é um habilidade a ser adquirida desde cedo e sendo aprimorada constantemente. Ela só será satisfatória para o aluno se antes houver uma interação prévia com o texto base, ou seja cabe ao professor fazer essa interação, buscando construir sentidos ao textos.
Partindo desta concepção, iremos analisar através de pesquisas feitas com a professora de língua portuguesa e consequentemente ao aluno como está sendo trabalhada a escrita em sala de aula desse modo buscando perceber se a metodologia utilizada pelo docente contribui positivamente ou negativamente para o aprendizado dos alunos, outro ponto a ser observado é em relação a escrita praticado na escola, perceber se tais escritas abordadas em sala de aula estão satisfatoriamente aceitas pelos alunos e professores no exercício da prática educativa escolar.
Para enriquecer nossa pesquisa, elaboramos um questionário com 5 questões destinadas a professora e recolhemos duas produção textual de alguns alunos considerado boa por ela e uma ruim. O objetivo das questões é analisar de como a professora está abordando a escrita em sala, se ela usa o método de redação ou produção textual e correção desse mesmo professora nos textos