RELATÓRIO DE FÍSICA - RESISTIVIDADE
COORDENAÇÃO DE ELETRÔNICA
AMY GUERRA NOBRE
ARTHUR GABRIEL LIMA PAIM
ERIC TAVARES CAMPOS
EXPERIÊNCIA 02:
RESISTÊNCIA E RESISTIVIDADE ELÉTRICA
Salvador
2014
AMY GUERRA NOBRE
ARTHUR GABRIEL LIMA PAIM
ERIC CAMPOS TAVARES
EXPERIÊNCIA 02: RESISTÊNCIA E RESISTIVIDADE ELÉTRICA
O presente relatório, baseado em experimentos práticos laboratoriais, foi solicitado pelo professor Elinoel Valverde, com o objetivo de avaliação parcial da II Unidade da disciplina de Física III, no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA.
Salvador
2014
1. INTRODUÇÃO
A Eletrodinâmica é o ramo da física que tem por objetivo estudar as situações onde as partículas eletricamente carregadas, elétrons, perdem seu equilíbrio eletrostático e passam a deslocar-se em uma direção e sentido ordenado. Toda vez que há um deslocamento de elétrons em direção a um sentido específico têm-se a denominada Corrente Elétrica.
Para que haja este movimento é necessário que exista uma Diferença de Potencial (DDP) entre dois pontos, esta diferença conhecida também como tensão e/ou voltagem, será responsável por permitir a locomoção destes elétrons e assim formar a corrente. À medida que os elétrons se locomovem estes encontraram oposições naturais apresentadas por toda a matéria denominada resistência elétrica.
Sendo assim, o principal objetivo deste relatório, é, com base nos conteúdos teóricos ministrados em classe, demonstrar experimentalmente se é deduzir a segunda lei de ohm, efetuando os cálculos da resistividade do material em função do comprimento e da área transversal e da resistência de um condutor, determinando o material constituinte deste condutor.