distúrbios de personalidade
No entanto, na maioria das vezes os sintomas são vividos pelo indivíduo como "normais", não reconhecendo a sua doença mental, desta forma o diagnóstico pode ser estabelecido de uma perspectiva somente exterior.
Um doente vítima de um distúrbio mental pode ser identificado por vários critérios, estes são: comportamentos e experiências que se desviam consideravelmente do que a cultura vigente espera, este padrão pode ser manifestado em áreas como a cognição, os afectos, o funciomanto interpessoal, o controle do impulso. Estes indiíviduos apresentam também um comportamento inflexível e invasivo em situações pessoais e sociais originando desconforto e prejuízo nestas mesmas áreas. O padrão desta doença é estável, de longa duração e inicia-se na adolescência ou na idade adulta. Os comportamentos não podem ser identificados como uma manifestação ou consequência de outra doença mental ou de causas fisiológica (consumo de substâncias, ou danos cerebrais).
Estes critérios são abrangentes a todos os seres, contudo pessoas menores de idade (menores que 18 anos) que alcancem estes critérios não são identificadas como vítimas de transtornos mentais, para que sejam identificadas como vítimas desta doença mental os sintomas devem estar presentes pelo menos durante um ano. Contudo, todos estes critérios apesar de necessários à identificação desta doença são muito vagos. A maneira mais clara para a classificação deste problema é através a sua subdivisão em tipos de personalidade patológica, sendo possível identificar-se na prática manifestações