disturbios mentais
Distúrbios mentais, distúrbios ou síndromes psíquicas e de comportamento. Geram angústia e causam danos em importantes áreas do funcionamento psíquico, afetando o equilíbrio emocional, o rendimento intelectual e o comportamento social adaptativo.
Vejamos abaixo os tipos de distúrbios mentais e suas características.
Antissocial
O transtorno de personalidade anti-social (TPAS) é um diagnóstico operacional proposto pelo Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-IV, APA, 1994), com a finalidade de melhorar sua confiabilidade diagnóstica por meio da definição de comportamentos observáveis e da personalidade subjacente inferida. O desenvolvimento do Psychopathy Check List Revised (PCL-R; Hare, 1991) foi um passo importante para a identificação de características-chave do TPAS. A análise fatorial dos itens do PCL-R sugere a ocorrência de dois grupos principais de sintomas. Os itens agrupados no fator I refletem as anormalidades de relacionamentos interpessoais, incluindo falta de empatia e de sentimentos de culpa e outros comportamentos relacionados, como mentir, trapacear e manipular. Os itens componentes do fator II referem-se à dificuldade em adaptar-se às normas sociais e à impulsividade.
A pessoa com esse transtorno geralmente é conhecida como psicopata ou sociopata, mas segundo especialistas estes não são termos corretos para se referir ao problema. Isto porque o termo “psicopata” é normalmente associado com “serial killer”, o que não corresponde à realidade na maioria dos casos. O problema consiste em ter propensão à agressividade, e falta de limites morais, o sujeito não enxerga problema em agir de forma incorreta para obter vantagens. O grande problema com quem possui este tipo de distúrbio é que a pessoa dificilmente muda suas atitudes, mesmo que seja punida.
Criminosos anti-sociais e violentos apresentaram níveis plasmáticos significativamente mais elevados de triptofano livre que controles saudáveis,