NARRATIVAS DE VIDA: Histórias e lembranças guardadas no tempo”
Introdução
Este projeto é um componente da disciplina Estágio Obrigatório em Educação em Pedagogia Social ministrada pela professora Drª Dimair Souza França do curso de Pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal, sendo esta uma disciplina obrigatória e com carga horária de 68 horas.
O trabalho de Estágio foi realizado com idosos atendidos pelo CRAS do município de Ladário – MS, no período matutino, sendo o estágio realizado uma vez por semana com duração de duas horas durante o primeiro semestre do ano de 2014. A construção deste projeto traz como objetivo conhecer as histórias de vida dos idosos e a partir destas desenvolver atividades que atendam as necessidades e especificidades observadas durante os diálogos realizados nos encontros.
O documento está organizado na seguinte forma: Introdução; Objetivos; Caracterização do espaço; Sujeitos do projeto; Desenvolvimento e Considerações finais.
Objetivo geral: Conhecer a história de cada idoso.
Objetivos específicos:
Promover a valorização pessoal dos idosos;
Trabalhar a auto-estima e a socialização dos idosos;
Reforçar o vínculo entre o grupo;
Caracterização do espaço
O trabalho desenvolvido com idosos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é realizado na AAPIL (Associação dos Aposentados e Pessoas Idosas de Ladário). A APPIL fica localizada à Rua Afonso Pena nº????, Bairro Almirante Tamandaré (COHAB) na cidade de Ladário – MS. O espaço é alugado pela prefeitura para a realização do trabalho. O lugar é composto por uma área ampla, contendo: banheiros femininos e masculinos; cozinha; sala de atividades recreativas que disponibiliza para os usuários uma mesa de sinuca, aparelhos de ginástica e um bebedouro; escritório da direção. Durante as nossas visitas observamos que as atividades são desenvolvidas no salão principal.
Sujeitos do projeto