Filósofos Pré-Socráticos
Os pré-socráticos foram filósofos gregos que, como diz o nome, vieram antes de Sócrates, entre o seculo VI e V a.C. Eles se dedicavam para determinar qual era o principio das coisas naturais, por isso chamados de naturalistas. Acreditavam que todas as coisas tinham um tinham um princípio físico, material, assim chamados de arché. Foi nesta época em que o mito se separou da lógica, e as respostas não eram mais historias contadas e sim a logica das coisas.
TALES O primeiro filosófo grego do Ocidente foi Tales de Mileto, nasceu por volta de 620 e morreu por volta de 540 a.C, nasceu em Mileto, atual Turquia. Era um matemático rico, famoso e respeitável. Nao se sabe muito sobra a vida dele, sabem que Tales se envolveu na politica e era um homem de negocios, nenhum de seus textos sobreviveu, mas era bom em astronomia, geometria e ajudou na previsão de um eclipse total do sol em 585 a.C. Acreditava que os acontecimentos do mundo não era algo sobrenatural mas tinham suas causas naturais.
Viajava muito para o Egito, onde estudou geometria e astronomia, elaborou uma teoria de como funcionavam as cheias do rio Nilo, elaborou um calculo, chamado de Teorema de Tales, para mediar o tamanho das piramides, a partir do comprimento da sombra, que ate hoje pode ser usado para calcular a área. Quando voltou a Mileto, abandonou os negócios e resolveu se dedicar inteiramente a filosofia. Fundou a mais antiga escola filosófica, a Escola Jônica, foi o primeiro professor de sua própria escola. Mas principalmente, acreditava que a água era a origem de toda a existência, “tudo é composto de água”.
Precisava de alguma assunto para trabalhar, e então foi em busca de uma matéria-prima que fosse a origem de qual tudo o mais pudesse ser formado. Com o tempo, notou que a água era necessária para sustentar todas as formas de vida, que ela se move, se modifica, assumindo varias formas. Então Tales concluiu que toda a matéria deve ser a água em algum estágio