narrativa
Primeiramente o grupo foi fazer uma visita de reconhecimento de território, equipe e o público com que iríamos trabalhar. Depois desse primeiro contato, o grupo traçou atividades voltados para esta faixa etária e que fossem possíveis de serem realizadas num pequeno espaço que foi disponibilizado pela creche.
Por se tratar de crianças, pensamos muito em atividades com pinturas, histórias com fantoches e uma última atividade realizada que me deixou (particularmente) orgulhosa e satisfeita e é esta que vou relatar nessa pequena narrativa.
Uma das atividades que pensamos para este grupo de crianças foi a criação da pequena horta de feijão! Na nossa segunda visita, realizamos juntamente com os pequenos a germinação dos grãos de feijão num algodão com água para que em nossa última visita pudéssemos passar as pequenas mudas para um vaso com terra e assim fazer nossa pequena hortinha. O intuito dessa atividade à principio era estimular a cooperação e trabalho em grupo, o que logo a princípio percebemos que não existe nessa faixa etária, onde a criança é bem egocêntrica.
Após colocar o feijão no algodão com água, fizemos com que eles trocassem as mudas entre si o que foi muito fácil para alguns e muito difícil para outros que não queriam dar “a sua mudinha de feijão”. Então explicamos que ele daria aquela mudinha para alguém, mas receberia uma igual do amigo pois amigos presenteiam amigos. Depois disso, foi mais fácil realizar a atividade.
Com o passar das visitas íamos acompanhando juntamente com os alunos o desenvolvimento da muda de feijão e no último dia realizamos a plantação nos pequenos vasos na parte