narrativa juridica
De acordo com Bakhtin, a polifonia “pressupõe uma multiplicidade de vozes plenivalentes nos limites de uma obra” (2005: 35), o que permite o autor a escolher como essas vozes podem-se interligar em alguma parte do texto. “A polifonia ocorre quando cada personagem fala com a sua própria voz, expressando seu pensamento particular, de tal modo que, existindo n personagens, existirão n posturas ideológicas” Narrativa simples é uma narrativa sem compromissos de representar qualquer das partes. Deve apresentar todo e qualquer fato importante para a compreensão da lide, de forma imparcial. Seus elementos a serem narrados são: o que?, quem?, onde?, quando? Como?, por que?. A redação deve-se iniciar por “trata-se de questão sobre...”.Exemplo: Maria esta comproblema de saúde e necessita de uma cirurgia.
Narrativa valorada uma narrativa marcada pelos compromisso de expor os fatos de acordo com a versão da parte que se representa em juízo. Por essa razão, apresenta o pedido (da parte autora) e recorre a modalizadores. Os elementos a serem narrados são: o que?, quem?, onde?, quando? Como?, Por quê? e por isso (conseqüências) Sugerimos iniciar a redação por “fulano ajuizou ação de... em face de Beltrano, na qual pleiteia...” Exemplo: Maria, uma idosa, mãe de duas filhas com problemas de saúde, necessita de uma cirurgia, urgentemente! Deve-se valorar os fatos, dessa maneira.
REVISÃO DE NARRATIVA JURÍDICA – AV 2
TIPOLOGIA TEXTUAL
Texto Narrativo - consiste em evidenciar fatos experienciados e desenvolvidos por certos personagens em um certo tempo e espaço.
TextoDescritivo – consiste em representar verbalmente um objeto, uma pessoa, um lugar, mediante a indicação de características, de pormenores individualizantes.
Texto Dissertativo – consiste em apresentaridéias, analisá-las, defender um ponto de vista sustentado em argumentos.
Texto Injuntivo – consiste em exprimir uma ordem ou pedido de execução ou não execução de uma determinada ação
Todasas peças