Texto 2 PILARES J
PILARES DO TRABALHO COM JOGOS E BRINCADEIRAS
Prof. Ana Maria Netto Nogueira
AS NECESSIDADES GLOBAIS DA PESSOA:
.1 – físicas
1.1 - biológicas: sono, sonho, alimentação
1.2 - sensoriais: gustativas, táteis, olfativas, auditivas, visuais e cinéticas.
1.3 - motoras: manipulação, confronto de força, pequeno tempo de permanência numa só atividade.
.2 - cognitivas: Exploração, imitação, expressão (a linguagem=ponte para as funções mentais superiores), observação, criação, imaginação, associação, raciocínio, generalização, etc.
.3 - afetivas: Espontaneidade, adaptação, afeição, segurança, afirmação, liberdade, realização, iniciativa, etc. .4 - sociais: Respeito, cooperação, liderança, responsabilidade, lealdade, sociabilidade, compreensão, etc estar agregado, heteronomia, dependência do adulto, confronto com pares.
A PSICOGÊNESE DO DESENVOLVIMENTO DE 0 A + 12 ANOS (Piaget e Wallon)
Em cada período do desenvolvimento o processo de criação e construção do conhecimento é orientado por capacidades específicas.
Na etapa do bebê a característica impulsivo – emocional, do primeiro ano de vida segundo Wallon ou sensorial-motora de 0 a +3 anos, segundo Piaget, o foco é o próprio corpo e a curiosidade que movimenta a capacidade de exploração e talvez por instinto de sobrevivência a capacidade de imitação.
Na etapa + 3 a + 6, a criança do período pré-operatório segundo Piaget apresenta o fluxo da imaginação e da fantasia movimentando o processo de simbolização e o princípio do prazer faz a opção pela atividade lúdica. Wallon refere-se ao período como do Personalismo ( de 3 a 5 anos) em que o foco é a constituição do eu. Depois refere-se ao período Categorial ( de 5 a 7 anos) em que o foco é a representação do conhecimento.
No início do período operatório concreto (Piaget + 7 a + 11) a observação aguçada da realidade concreta vai relacionando esquemas e generalizações em forma de jogo de regras.
O período lógico formal (Piaget + 12 em diante) vai exigir