Narciso
A ninfa Liríope, violada pelo deus-rio Céfiso, "que a abraçou em sua correnteza coleante ...enquanto a mantinha aprisionada em suas águas",veio a dar à luz um menino de raríssima beleza, a quem deu o nome de Narciso. Perturbada pela estonteante formosura do filho, foi consultar o adivinho Tirésias: (Renata no palco dando a luz à Narciso) (Renata consulta Tirésias, Sabrina) Renata fala: Tirésias o meu filho viverá muito? Sabrina fala: Se ele jamais se conhecer", irá viver (ai do palco as duas personagens NARRADOR: "Por muito tempo, as palavras do adivinho pareciam sem sentido. Mas o que sobreveio mostrou-lhes o acerto - o incidente, o modo como o rapaz morreu, a estranheza de sua louca paixão". Aos dezesseis anos Narciso já era assediado por muitos jovens e donzelas, que procuravam o seu amor, "mas, naquela esbelta forma, era tão frio e orgulhoso, que não houve jovem ou donzela que lhe tocasse o coração".
Enquanto Narrador fala, Narciso passeia belo bosque com seu ar estonteante, e Bianca vem adulá-lo e apreciá-lo, LOGO EM SEGUIDA SAI DO PALCO
NARADOR:
Certa vez, caçando um veado assustado, foi "seguido por uma ninfa, de estranha voz, a retumbante Eco, que não podia ficar em paz quando os outros falavam, nem começar a falar enquanto alguém não lhe dirigisse a palavra".
Eco, de fato, só podia repetir a fala alheia, devido a um castigo que lhe aplicou Juno (Hera), porque, em tempos idos, ela ficava a tagarelar, desviando a atenção da deusa, que assim não conseguia surpreender seu esposo Júpiter Enamorada, Eco desejava transmitir ao seu amado tudo o que sentia Quando Narciso, percebendo sua presença, indagou, mas não podia fazê-lo, por força do castigo sofrido.
(Aline passeia pelo bosque, se esconde atrás de arvores, e fica olhando para narciso, ATÉ QUE NARCISO PERCEBE SUA PRESENÇA)
Narciso-Mari perceba a presença da ninfa e fica procurando-a: Quando