TRABALHO NARCISO
Narciso em Grego é Nárkissos. Temos em Nárkissos o elemento Nárke, que, em grego significa “entorpecimento”, “torpor”, cuja base deve ser o indo-europeu (s)nerg, “encarquilhar,estiolar,morrer”.
Narciso era filho do rio Cefiso e da Ninfa Liríope. Ele nasceu de um enlace forçado, que levou uma gravidez indesejada, sofrida, mas que no fim nasce uma criança , cuja beleza ultrapassa à dos mortais e imortais. O que já é um problema, porque a extrema beleza é algo que na cultura grega assusta, pois ousa a competir com os deuses, era uma afronta punível.
Era um rapaz muito desejado pelas deusas, pelas ninfas e pelas jovens da Grécia inteira. Mas uma beleza assim nunca vista realmente conturbava sua mãe Liríope. A deixando preocupada com o castigo que seria imposto a Narciso. Então ela pede ajuda ao grande profeta Tirésias (possuía o dom da adivinhação) para que lhe dissesse quantos anos de vida terá seu filho, Narciso. A resposta do adivinho foi lacônica e direta: “se ele não se vir”. Narciso viveria longos anos desde que não se visse. Narciso cresce e se cumpre a profecia, sua beleza atrai a atenção das jovens da Grécia inteira e de Ninfas, com isso as grandes paixões por Narciso começaram. Entre as grandes apaixonadas estava Eco, uma ninfa muito tagarela. Não se conformando com a indiferença de Narciso, afastou-se amargurada para um lugar deserto onde deixou de alimentar e definhou até a morte, e restaram somente seus gemidos. As demais Ninfas, revoltadas com o desprezo de Narciso, pedem a Nêmesis que vingue a ninfa. Pedindo a Nêmesis que condene Narciso a AMAR UM AMOR IMPOSSÍVEL.
Tempos depois, estava no verão, o Jovem Narciso com muita sede, aproximou da fonte de Téspias, que era de uma pureza jamais vista, suas aguas claras parecia um espelho. Ele começa a saciar sua sede, quando de repente olha aquela imagem e se imobiliza, nunca tinha visto tanta beleza, se curva a admirar a linda imagem, tenta se agarrar ao que se vê, apaixonando por ele mesmo.
Trecho