Narcisismo
FCH – Faculdade de Ciências Humanas
Curso: Psicologia
Disciplina: Técnicas de exames psicológicos- projetivas e gráfico – expressos
Professora: Márcia Andrade
Alunos: Cristina Mateus Werkema Zocratto Tatiane Moreira Sampaio
Trabalho sobre personalidade: Narcisismo
Origem da palavra
A palavra é derivada da Mitologia Grega. Narciso era um jovem e belo rapaz que rejeitou a ninfa Eco, que desesperadamente o desejava. Como punição, foi amaldiçoado de forma a apaixonar-se incontrolavelmente por sua própria imagem refletida na água. Incapaz de levar a termos sua paixão, Narciso suicidou-se por afogamento.
O termo “narcisismo” foi empregado pela primeira vez por Freud em 1909, durante uma reunião da Sociedade Psicanalítica de Viena, quando o apontou como um estágio necessário entre o auto-erotismo e o amor objetal. Nesse mesmo ano, ao preparar a segunda edição dos Três ensaios sobre a teoria da sexualidade, incluiu uma nota de rodapé sobre a natureza bissexual do individuo, na qual o termo narcisismo aparece pela primeira vez em seus escritos.
Significação
Em linguagem comum, descreve-se um narcisista como uma pessoa que está preocupada consigo mesma, com exclusão de todos os outros. O narcisismo descreve uma condição psicológica e uma condição cultural.
Em nível individual, indica uma perturbação da personalidade caracterizada por um investimento exagerado na imagem da própria pessoa á custa do self. Os narcisistas estão mais preocupados com o modo como se apresentam do que com o que sentem. De fato, eles negam quaisquer sentimentos que contradigam a imagem que procuram apresentar.
Agindo sem sentimento, tendem a ser sedutores e ardilosos, empenhando-se na obtenção de poder e de controle. São egoístas, concentrados em