Narcisismo
NARCISISMO
RIO DE JANEIRO
2012
O Narcisismo, segundo o dicionário, refere-se ao amor de uma pessoa a si mesma. Isto é, um interesse exagerado do indivíduo, voltado para ele mesmo é o apaixonado pelo próprio corpo, o Narcisismo, segundo a interpretação psicanalítica, tem origem na infância, com a finalidade de enfrentar a frustração, também em psicanálise o narcisismo representa um modo particular de relação com a sexualidade.
Freud acreditava que algum nível de narcisismo constitui uma parte de todos desde o nascimento, Andrew Morrison afirma que, em adultos, um nível razoável de narcisismo saudável permite que um indivíduo equilibre a percepção de suas necessidades em relação às outras pessoas, “o narcisismo não é apenas uma condição patológica, mas também um protetor do psiquismo”.
Assim o "narciso" (como é chamado pessoa narcisista) não se desenvolveu mentalmente, é um imaturo, tem como objeto da sua libido ela mesma, gerando dificuldades de relacionamentos pessoais e sociais, o narcisismo está associado e acompanhado de outros distúrbios mentais, como: a vaidade, o orgulho, a ganância, a dominação, o egoísmo e alguns outros sentimentos negativos e nocivos.
“A palavra é derivada da Mitologia Grega, Narciso era um jovem e belo rapaz que rejeitou a ninfa Eco, que desesperadamente o desejava. Como punição, foi amaldiçoado de forma a apaixonar-se incontrolavelmente por sua própria imagem refletida na água. Incapaz de levar a termos sua paixão, Narciso suicidou-se por afogamento”.
É verdade que a grande parte desses conflitos da mente vem de condicionamentos negativos impostos pelos pais, pelos educadores e pelos meios de comunicação, principalmente pela televisão que, com os seus péssimos exemplos de beleza física e aos bens materiais, como os programas e novelas, que interferem na ação da mente.
É natural e sadio que uma pessoa se preocupe com o seu aspecto físico e orgânico. O que caracteriza o "narciso" é a dificuldade de adaptação e