Napoleão iii x bismarck
Colapso do sistema de Metternich após a Guerra da Crimeia resultou em quase duas décadas de lutas. (França x Áustria, Prússia x Áustria, França x Prússia).
Guerra da Crimeia: * Após o Congresso de Viena, em 1815, as grandes potências europeias iriam experimentar três décadas de paz, sendo que as pressões políticas, econômicas, sociais e nacionalistas eram ao mesmo tempo contidas. Finalmente o sistema de Viena começou a ruir, e um dos primeiros problemas à vista era a fraqueza política demonstrada pelo império turco-otomano, e a possibilidade de fragmentação de seus domínios. Os europeus enxergaram nesse quadro a necessidade de evitar tal fragmentação, e evitar a expansão russa na região. * Nicolau I queria expandir as fronteiras dos territórios russos. Principalmente aqueles territórios com a finalidade de proteção cristã como Nazaré e Jerusalém, assim competindo com os franceses. Essa competição sobre a proteção das cidades levou a um conflito entre os mesmos.
Sob o pretexto de defender as terras sagradas Nicolau I invade as províncias turcas. A Turquia com o apoio francês e dos ingleses declarou guerras (batalhas ocorreram na península da Crimeia) aos russos. Com medo da entrada dos Austríacos na guerra a Rússia se retira das províncias. * A Grã-Bretanha estava ansiosa para garantir seu comércio com a Turquia e o acesso à Índia, e viu a manobra russa como um insulto, tornando inevitável uma resposta vigorosa ante o clamor da opinião popular. Já o arrivista império francês estava desesperado por glória militar e vingança por sua derrota nas mãos da Rússia em 1812. A defesa do império turco era apenas um fato ocasional. * Russia teve que assinar o congresso de paris.
Otto von Bismarck e Napoleão * Eram contra os princípios de Matternich - que em nome da estabilidade era preciso preservar o antigo regime, ou seja as dinastias conservadoras (que tinham como principio combater o nacionalismo e liberalismo). – Conseguiram