O império alemão
A Alemanha hoje se apresenta como uma das maiores nações do planeta com um PIB de 337,12 bilhões de euros em 2009 (3ºmaior do mundo), se tornando um dos países mais influentes da Europa. Ao longo de sua história, guerras, crises e descobertas contribuíram para a construção desse poderoso império, que teve uma unificação tardia e por isso não participou do processo imperialista que moveu o mundo. É importante analisar o quanto os acontecimentos da época mudaram e modelaram o atual Estado Alemão, e dessa forma este trabalho retrata de modo conciso e objetivo parte destes ocorridos, abordando conflitos específicos e o papel relevante de Otton von Bismarck na história dos alemães.
________________ Retirado de http://www.tatsachen-ueber-deutschland.de/pt/indice-home/glossar-por.html?type=1 em 24/09/2010 ás 11:08hs
Resumo
A Confederação Alemã foi formada após as a derrota de Napoleão pelo novo estabelecimento das monarquias europeias. Os Estados mais dominantes eram a Áustria e a Prússia.
A Prússia vivia um processo de unificação e estabeleceu uma zona aduana, que tinha como objetivo eliminar as taxas alfandegarias entre as monarquias dentro do acordo, mas a Áustria foi excluída e tensões entre ambos aumentaram.
Otto Von Bismarck, chanceler alemão, participou ativamente do processo de unificação e venceu guerras contra a Dinamarca, Áustria e França. Com a última guerra conseguiu realizar seu desejo de unificação em 1871.
Com surgimento da nova potência e a disputa por antigos territórios deram bases à primeira Guerra Mundial.
Abstract
The German Confederation was formed after Napoleon´s defeat with the establishment of of the new European monarchies. The dominant states were Austria and Prussia.
Prussia was facing a unification process and established new customs zone, with the objective of eliminate customs taxes among the monarchies participant of the agreement, but Austria was excluded