Ciências
2-A ocorrência de uma reação química é indicada pelo aparecimento de novas substâncias (ou pelo menos uma) diferentes das que existiam antes.
Quando as substâncias reagem, às vezes ocorrem fatos bastante visíveis que confirmam a ocorrência da reação e dentre eles, podemos destacar: desprendimento de gás e luz, mudança de coloração e cheiro, formação de precipitados, etc…
As experiências de Evidência de Reações Químicas, fundamenta-se em reações de: síntese ou formação, deslocamento ou simples troca e de dupla troca ou substituição.
3-A cinética química é responsável por medir a rapidez dos fenómenos que ocorrem na química. São vários os fatores determinantes da velocidade de uma reação química, dentre eles destacam-se a temperatura, concentração, catalisador e superfície (área de contacto). * Reações rápidas: são aquelas que, como o próprio nome diz, ocorrem de maneira bastante rápida, em segundos ou em alguns casos em poucos minutos, quanto mais rapidamente às moléculas se chocam, mais rapidamente elas reagem. * Reações lentas: são aquelas que, como o próprio nome diz, ocorrem de forma mais demorada, por fatores de determinantes da baixa velocidade da reação (a barreira que desacelera o processo é a energia de activação).
4-No nosso dia-dia podemos encontrar muitas situações onde ocorrem reações químicas, por exemplo:
- Quando fazemos a digestão e se da a transformação dos alimentos;
- Enferrujamento do ferro (portões,