Império Alemão
O Império Alemão foi constituída de 27 territórios constituintes (a maioria deles governados por famílias reais). Enquanto o Reino da Prússia continha a maioria da população e maior parte do território do Reich, a liderança da Prússia tornou-se suplantada pelos líderes da Alemanha e da Prússia próprio desempenhou um papel menor. Como Dwyer (2005) assinala que a "influência política e cultural havia diminuído consideravelmente" na Prússia, de 1890.3 Seus três maiores vizinhos eram os rivais Império Russo, a leste, a França, a oeste e os aliados Áustria-Hungria, a sul.
Depois de 1850, a Alemanha se industrializou rapidamente, com uma base no carvão, ferro (e mais tarde de aço), produtos químicos e ferrovias. De uma população de 41 milhões de pessoas em 1871, cresceu para 68 milhões em 1913. De uma nação fortemente rural, em 1815, já era predominantemente urbana.4 Durante seus 47 anos de existência, o Império Alemão operou uma gigante industria tecnológica e científica, recebendo mais prêmios Nobel em ciência do que a Grã-Bretanha, França, Rússia e Estados Unidos juntos.5
É de notar que o termo Deutsches Reich foi o nome oficial da Alemanha não apenas no período dos kaisers mas também durante a República de Weimar e o regime nazista.