Napole O
→ 1831: Irmão de Napoleão morre de sarampo. Napoleão é salvo pela mãe das tropas que começaram a reprimir a atividade revolucionária.
→ 1832: Napoleão completa seu treinamento militar e estuda questões econômicas e sociais . Publica seus próprios escritos sobre políticos e militares para recrutar seguidores.
→ 1836: Tentou amotinar a guarnição de Estrasburgo contra a monarquia de Luis Filipe de Orléans. Derrotado, refugiou-se no Reino Unido.
→ 1840: Deixou seu exílio e embarcou na desastrada “Conspiração de Bolonha” contra Luis Filipe. Novamente derrotado, foi condenado a prisão perpétua na fortaleza de Ham.
→ 1846: Fugiu da fortaleza para Londres disfarçado de pedreiro, com o nome de Bandinguet,
→ 1848: Durante as Revoluções voltou a França. Recebeu apoio do recém-fundado Partido da Ordem, foi eleito deputado à Assembleia Constituinte francesa. No mesmo ano, em dezembro com a nova Constituição, foi eleito Presidente da República da França com 5,5 milhões dos votos.
→ 1852: Napoleão articulou um golpe contra o Parlamento. Com o apoio da burguesia, se torna Imperador e com o golpe criou o Segundo Império Francês.
→ 1852/1858: Ele exerce poder absoluto, limitando a oposição parlamentar e amordaçando a imprensa.
→ 1866: Napoleão III mantém a neutralidade francesa durante a guerra Austro-Prussiana.
→ 1862 e 1867: Bonaparte interveio no México, numa guerra que arruinou as finanças francesas.
→ 1864: Napoleão firmou com o Reino Unido um tratado de redução das tarifas alfandegárias, fundou instituições de crédito, assim levou ao momento de greve, onde a economia não estava boa.
→ 1867: Chamou o líder de oposição para compor seu ministério.
→ 1868: Permitiu a liberdade de imprensa e de reunião.
→ 1870-1871: Permitiu que o beligerente “Telegrama de Ems” provocasse a guerra franco-prussiana, que trouxe a ruína do Segundo Império. Capturado pelos exércitos prussianos, assinou a capitulação da França.