METODOLOGIA DO TRABALHO CIENT FICO
Texto: Capítulo 1 - Universidade, Ciência e Formação Acadêmica
Autor: Antônio Joaquim Severino
Objetivo do capítulo: explicar o sentido das relações entre ensino, aprendizagem, conhecimento e educação, no âmbito da vida universitária, descrevendo o contexto em que se insere a atividade científica dos estudante.
1.1. Educação superior como formação científica, profissional e política
O ensino superior visa atingir três objetivos, que são articulados entre si:
1. Formação de profissionais das diferentes áreas aplicadas, mediante o ensino/aprendizagem de habilidades e competências técnicas;
2. Formação do cientista mediante a disponibilização dos métodos e conteúdos de conhecimento das diversas especialidades do conhecimento;
3. Formação do cidadão, pelo estímulo de uma tomada de consciência, por parte do estudante, do sentido de sua existência histórica, pessoal e social.
A Universidade, em seu sentido mais profundo, deve ser entendida como uma entidade que, funcionária do conhecimento, destina-se a prestar serviço à sociedade no contexto da qual ela se encontra situada.
Ensinar e prestar serviços à comunidade são tarefas da educação universitária, mas elas se realizam tendo sua fonte alimentadora na criação do conhecimento.
Compromissos específicos da Universidade: ensino, pesquisa e extensão. A educação superior precisa ter na pesquisa o ponto básico de apoio e de sustentação de suas outras duas tarefas.
Educação: pode ser conceituada como o processo mediante o qual o conhecimento se produz, se reproduz, se conserva, se sistematiza, se organiza, se transmite e se universaliza, disseminando seus resultados no seio da sociedade.
No entanto, a tradição cultural brasileira privilegia a simples transmissão de conteúdos acumulados de produtos do conhecimento.
A extensão universitária deve ser entendida como o processo que articula o ensino e a pesquisa, enquanto interagem conjuntamente, criando um vínculo fecundante entre