Era Napole Nica
A Era Napoleônica pode ser divida em três parte:
Consulado (1799-1804)
Império (1804-1814)
Governo dos 100 dias (março a junho de 1815)
O Inicio de Napoleão
No período da Revolução Francesa, Napoleão Bonaparte tornou-se jacobino e por ter se destacado na luta contra os ingleses em Toulon (1793), recebeu aos 24 anos, a patente general.
Ficou famoso na França após chegar às portas de Viena em 1797 e forçar uma negociação com o imperador austríaco Francisco II. Como reconhecimento de sua atuação, o Diretório (Seu amigo Barras, um dos membros do Diretório lhe deu o comando do exercito Italiano, que estava em guerra com a Áustria) concedeu-lhe a chefia da guerra contra a Inglaterra, que sozinha, resistia aos Franceses.
Tendo em vista prejudicar a Inglaterra a através de uma de suas mais importantes atividades, o comércio (a Inglaterra havia passado pela Revolução Industrial e possuía o maior comércio marítimo da época), Napoleão decidiu conquistar o Egito e bloquear o acesso da Inglaterra à Índia. Porém foi derrotado por um almirante inglês Nelson na batalha Albukir.
O Consulado (1799-1804):
Quando retornou do Egito, Napoleão encontra a França mergulhada numa crise. Então ele aliou-se a Sièyes um hábil politico e também membro do diretório, e executou em 18 Brumário: Um golpe que pôs fim ao regime, e que assinalou o começo do período napoleônico.
O diretório então foi substituído pelo Consulado que era composto por três membros, sendo Napoleão o primeiro- cônsul.
Feitos de Napoleão durante a fase do Consulado:
Reorganizou a administração.
Reestabeleceu a paz externa e interna.
Consolidou as conquistas revolucionárias mediante a unificação das leis francesas, corporificadas, principalmente no Código Civil (1804).
Deixou as conquistas conseguidas durante a revolução mais fortes fazendo com que as leis francesas ficassem unificadas através do Código Civil (1804).
A paz pela qual os franceses tanto almejavam depois de décadas de revoluções