nao tenho
O Império Russo era, apesar dos feitos militares, tipicamente atrasado em relação à Europa Ocidental. Apesar dos tsares Pedro o Grande e Catarina II (esta última se enquadrando entre os "déspotas ilustrados") tentarem modernizar a mãe Rússia, os boiardos - a elite agrária - geralmente favorecia as estruturas antiquadas.
2 Mencheviques: este partido compreende todos os matizes socialistas, convencidos de que a sociedade deve chegar ao socialismo por evolução natural e de que a classe operária deve começar por conquistar o poder político.Também se trata de um partido nacionalista e que congrega os intelectuais socialistas.Como o ensino achava-se inteiramente dominado pelas classes abastadas e conservadoras, os intelectuais, obedientes à formação que receberam, tomam naturalmente a defesa dessas classes.Seus representantes: Lieber, Dan e Tseretelli.
Mencheviques internacionalistas: é a ala radical dos mencheviques. Internacionalistas e ferrenhos opositores a qualquer coalizão com as classes abastadas, não tem o desejo de romper com as alas conservadoras do partido e são contrários à ditadura do proletariado, advogada pelos bolcheviques. Durante muito tempo Trótski pertenceu a este grupo.
Bolcheviques: chamaram-se a si próprios de partido comunista para dar maior ênfase à sua separação do tradicional socialismo moderado ou parlamentar dos mencheviques e socialistas majoritários de todos os países.Propõem a imediata insurreição proletária e a conquista do poder governamental a fim de acelerar a reslização do socialismo, exigindo a posse das indústrias, da terra, das riquezas naturais e instituições financeiras.É o partido que representa principalmente o operariado das fábricas, mas também uma importante fração dos camponeses pobres. Os chefes dos bolcheviques são Lênin, Trótski e Lunatcharski.
Bom, parece que os