nao tenho um
1* Período de Pedagogia
Abordagem Comportamentalista
A abordagem comportamentalista tem como característica principal o conhecimento empirista, isto é, o conhecimento adquirido é resultado direto da experimentação planejada.
Segundo Skinner, cada parte do comportamento é uma função de alguma condição que é descritível em termos físicos, da mesma forma que o comportamento.
Os modelos de ensino são desenvolvidos a partir da análise dos processos por meio dos quais o comportamento humano é modelado e reforçado.
Assim sendo, o ensino baseado nos padrões de comportamento apresentados, o aluno passa a ser visto como receptor das informações e reflexões direcionadas pelo professor.
A teoria Skinneriana, afirma que para analisar o comportamento humano, devemos estudar o ambiente social onde ele se insere, pois a educação esta ligada diretamente a transmissão cultural.
Para que haja o procedimento à análise comportamental do ensino, deve-se considerar que tanto os elementos do ensino como o que o aluno responde, podem ser avaliados em seus critérios comportamentais.
Consideramos então as seguintes categorias aqui abordadas:
Homem: O homem é consequência das influências ou forças do meio ambiente. É um receptor passivo até que, repleto das informações necessárias, pode repeti-las a outros que ainda não as possuam. Nessa referencia ele é considerado um produto de um processo evolutivo no qual essencialmente as mudanças acidentais na sua herança genética foram diferencialmente selecionadas por características acidentais do ambiente.
O mundo: Somos causa e efeito, e tanto quanto exercemos nossas ações sobre o mundo. Como Skinner ressalta, o mundo exerce seu efeito sobre nós, sendo nós produto da consequência do meio em que estamos inseridos, tais como família, Igreja. Assim sendo, somos moldados desta forma, agimos e reagimos frente às mudanças ambientais.
Sociedade-cultural: Para Skinner o ambiente social é o que chamamos de uma