O HANDEBOL
Introdução:
O handebol é um esporte coletivo que foi criado em 1919 pelo professor alemão Karl Schelenz. Após ter as regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica, o esporte começou a ser praticado de forma competitiva em países como a Áustria, a Suíça e a Alemanha. Nesta época o esporte era jogado em campos de futebol e cada time era formado por 11 jogadores.
Em 1934, o COI (Comitê Olímpico Internacional) inclui o handebol como esporte Olímpico.
Em 18 de julho de 1946, foi fundada a IHF (International Handball Federation), que tem como sede a cidade de Basiléia na Suíça.
No ano de 1966, os jogos de handebol passaram a ser realizados em salões.
Atualmente o esporte é praticado em 183 países, envolvendo mais de um milhão de equipes e trinta milhões de profissionais (jogadores, treinadores e outros profissionais do esporte).
Regras básicas:
-Cada time é composto por 7 jogadores.
-Quadra de 40m x 20m.
-Assim que se recebe a bola se tem 3 segundos para tomar uma atitude.
-Manejo da bola: É permitido lançar, bater, empurrar, socar, parar e pegar a bola, não importa de que maneira, com a ajuda das mãos, braços, cabeça, tronco, coxas e joelhos. Segurar a bola durante o máxio de três segundos, mesmo ela estando no chão. Fazer o máximo de três passos com a bola na mão. É proibido conduzir ou manejar a bola com os pés.
-O goleiro é o único jogador do time que pode atuar dentro da área e na linha, porém so pode sair da área sem a bola. Não se pode recuar a bola para o goleiro quando o mesmo se apresenta dentro da área pois neste caso será um tiro de 7 metros.
-O tiro de saída (quando se leva o gol e se recomeça o jogo) não precisa esperar o outro time retornar.
-Substituições ilimitadas.
-Existe escanteio (tiro de canto) mas somente se a bola bater em um jogador de linha e sair pela linha de fundo, se tocar no goleiro é “tiro de meta”.
-Com dois cartões amarelos o jogador é excluso por 2 minutos, com um limite de 3 exclusões por