nao tem
A empresa foi originada da fusão entre duas das principais marcas cervejeiras do Brasil – a Antártica e a Brahma, e tornou-se uma multinacional quando se associou à principal cervejaria da Bélgica, a Interbrew, formando o grupo InBev, que controla 14% do mercado de mundial de cervejas.
Para abastecer o mercado mundial de cervejas, se faz necessário planejar criteriosamente cada passo relacionado à logística, e investir em diversos modais e inovações do mercado. A empresa intitula esse processo de “operação logística de grande escala”, pois a área de logística trabalha em quase toda a cadeia de valor – desde a gestão dos armazéns e transporte de insumos até a entrega final dos produtos.
A Ambev utiliza o frete em diversos meios de transporte. O principal modal usado é o rodoviário – a empresa gerencia uma frota de 3.100 caminhões de empresas terceirizadas, uma das maiores do país. Já o transporte marítimo e ferroviário são peças-chave no esquema, pois carregam insumos e suprimentos para a produção.
Cerca de 90% dos armazéns da empresa funcionam 24 horas por dia, e neles são depositados todos os insumos. A empresa ainda conta com 500 empilhadeiras nas fábricas.
Já a distribuição funciona de maneira centralizada, com os CDD’s – Centros de Distribuição Direta, além de centenas de revendas terceirizadas. A Ambev possui dois milhões de pontos de venda em 14 países, sendo metade destes no Brasil.
No âmbito da tecnologia, a Ambev também não deixa a desejar. As entregas possuem suporte de programas de gestão online, o que permite corte de custos e redução da emissão de